Conversa por tópicos facilita a comunicação na sala de aula

Professora e aluna usando um dispositivo de comunicação alternativa
Professora e aluna usando um dispositivo de comunicação alternativa

Acompanhar conversas aceleradas pode às vezes ser difícil para pessoas que usam dispositivos de Comunicação Aumentativa e Alternativa. Uma forma de facilitar a comunicação é utilizar tópicos, que permitem uma participação ativa em conversas com base em cada situação, trazendo mais segurança ao participante, pois quando uma conversa muda, basta ter à disposição todo o vocabulário correspondente.

O Snap + Core First, por exemplo, oferece diversos assuntos para conversas e até tem um espaço para se criar o próprio assunto. Dentro de cada tópico há uma variedade de frases em forma de perguntas e comentários, que facilitam a interação e, principalmente, a socialização.

E, por falar em socialização, os tópicos são uma importante ferramenta principalmente na escola, porque é onde a criança se socializa e precisa se desenvolver se comunicar: seja fofocar na cantina a responder perguntas na aula de matemática, passando por fazer trabalhos em grupo. Ou seja: é de extrema importância que crianças e adolescentes que eles utilizem a CAA em contextos múltiplos e não apenas nos 30 minutos da fonoaudiologia!

Existe uma variedade de tópicos relevantes para uso individual na escola. Os mais óbvios incluem Sala de Aula e Trabalho em Grupo, por exemplo, para que os alunos se sintam interessados e expandam sua comunicação em conversas mais significativas. Há tópicos adicionais mais específicos, como, por exemplo, aula de Artes ou tópicos para se falar de projetos, cores e sobre trabalhar no mesmo grupo. O tópico Calendário traz como assunto datas e feriados; o Cantina permite conversas durante o lanche, entre outros!

E é exatamente essa possibilidade de se comunicar e retornar à sala de aula que abordaremos em nosso próximo webinar, que acontecerá no dia 27/09 (parte 1) com o tema:

Webinar gratuito:
Volta às aulas com a Comunicação Suplementar e Alternativa CSA! (parte 1)

Data: 27/09

Estratégias práticas para o início do uso da CSA na sala de aula. Falaremos sobre o Core First Learning, um programa instrucional que oferece suporte ao desenvolvimento de linguagem, de comunicação e de alfabetização. Vamos rever a sequência instrucional – o que inclui séries de atividades de leitura, escrita e linguagem – e vamos discutir como a sequência pode ser readaptada para funcionar em qualquer sala de aula.

Os participantes poderão:

1 – Discutir três benefícios que o Core First Learning oferece às salas de aula que têm alunos usando CSA.

2 – Localizar o material instrucional do Core First Learning.

3 – Definir o conceito de ‘repetição com variação’ e sua importância ao trabalhar com alunos que usam CSA.

Webinar gratuito:
Volta às aulas com CSA!  (parte 2)

Data: 11/10

Identificar maneiras de incluir alunos que usam CSA pode ser um desafio para professores e terapeutas. A segunda e última parte deste webinar vai falar sobre maneiras de corresponder às metas dos alunos; e sobre formas de usar as oportunidades de comunicação na sala de aula. Vamos explorar o Snap + Core First e identificar o vocabulário específico a ser usado para suporte à comunicação e à aprendizagem em aulas típicas da escola.

Os participantes poderão:

1 – Corresponder às metas dos alunos e usar as oportunidades de comunicação nas atividades de sala de aula.

2 – Explorar o vocabulário do Snap + Core First e usá-lo apropriadamente nas aulas.

3 – Listar duas estratégias do interlocutor para incentivar a participação na sala de aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *